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quinta-feira, 05 de novembro de 2015

Nutrição: Como diminuir a vontade de comer doces


O açúcar vicia, ele ativa a produção de opiáceos naturais do cérebro, substâncias relacionadas com o surgimento dos vícios.

Quanto mais açúcar consumimos, mais desejamos comer doces, e o contrário também é verdadeiro.

Mudando seus hábitos, diminuindo a ingestão de doces, seu paladar se modifica, fazendo com que se precise cada vez menos de doces.


Alguns fatores que levam ao consumo de doces

Fator Emocional (tristeza, raiva, nervosismo).

Deficiência de Nutrientes (ácido fólico, magnésio, Vit. B 12, zinco, e B 6, pode aumentar o desejo em comer doces )

Falta de Cromo (mineral que potencializa a ação da insulina, fazendo com que esse hormônio retire glicose da corrente sanguínea) Quando os níveis de insulina estão desregulados, nosso corpo entende que falta energia para as células e envia uma mensagem de fome para nosso cérebro. (pimenta malagueta, pão de trigo integral, carne vermelha, batata, cenoura, gérmen de trigo, maçã, banana são alimentos ricos em cromo).

Resistência à Insulina (uma alimentação balanceada em carboidratos refinados, aqueles pobres em fibras) e pobres em nutrientes, podem causar resistência ao hormônio. Quando isso ocorre, as células não recebem a energia para funcionarem. Mesmo depois de comer e o corpo estar repleto de açúcar, o cérebro recebe uma mensagem que não há energia suficiente, fazendo a pessoa comer doces.

Fome (ficar muitas horas sem comer, levam o nível de açúcar para baixo, deixando o corpo desesperado por energia, então precisa de açúcar).

Estresse (o corpo reage ao estresse, liberando cortisol, que causa alteração nos níveis de glicose no sangue, necessitando do doce).

Dieta com pouca ingestão de carboidrato (a fonte principal de energia é o carboidrato, e quando há falta, aumenta a vontade de comer doces).


Algumas dicas que ajudam a diminuir ânsia por doces

Não desconte suas mágoas no pote de sorvete

Diminua os doces aos poucos

Não pule o café da manhã

Substitua o doce por uma fruta

Diminua o consumo de sal (o uso do sódio altera o paladar e deixa o corpo desesperado por um pedaço de doce)

Consuma alimentos ricos em fibra (tem efeito estabilizador dos níveis de açúcar no sangue)

Seguir uma dieta com baixo índice glicêmico (nozes, sementes, frutas, legumes e vegetais) o alto índice glicêmico dispara os níveis de açúcar no sangue e provocam a liberação de insulina na corrente sanguínea.

Por: Sonia Carnicelli Felipe da Silva – Nutricionista - CRN: 20755



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