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quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alimentação na TPM (período pré-menstrual)


A Tensão pré-menstrual - TPM, é um mal que atinge muitas mulheres, é causada pela variação hormonal que interfere no Sistema Nervoso Central e ocorre por volta de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

A TPM é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais causando desconforto nas mulheres. Uma alimentação adequada ajuda a diminuir os seus sintomas.

 

Sugiro ingerir alimentos ricos em magnésio como o figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana nos dias que antecedem e durante a menstruação. Beber bastante água, para evitar a retenção de líquidos. Prefira carboidratos complexos 9 arroz integral, macarrão integral, biscoitos e torradas integrais. Cuidado com açúcar, mel e geleia é bom evitar!!

 

Consumir alimentos ricos em ômega 3 ( salmão, atum, sardinha,semente de linhaça e óleo de canola. Não se esqueça de incluir azeite na sua alimentação. Consumir alimentos ricos em cálcio, leite sem lactose e derivados como iogurtes, coalhada, queijo branco 3 vezes por dia. ingerir diariamente castanha do Pará, ou de  caju, nozes,  amêndoas,  pistache ou avelã (1 porção por dia). De modo geral consumir fibras, verduras, legumes e leguminosas diariamente, fazer uma atividade física, incluir derivados de soja ( tofu e leite de soja ), tomar 1 copo de suco de uva roxa uma vez ao dia e  evitar embutidos como salsichas, mortadela, salame, presunto, enlatados e condimentos, molho inglês  e caldo de carne.  Essas são minhas orientações de alimentação mais adequada no período de TPM, que podem auxiliá-la no seu mal estar.

 

Por: Sonia Carnicelli Felipe da Silva – Nutricionista - CRN: 20755



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