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terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Prepare uma ceia de Natal mais saudável e saborosa mantendo a dieta!


Por: Karoline Garcia - Nutricionista da Clínica Psicossoma (CRN: 41367/P)


Época de festas como o Natal sempre gera dúvidas de como manter a dieta, ainda mais depois de o ano inteiro você se dedicar para perder aqueles quilinhos indesejados. Por isso, preparamos para você dicas de como realizar uma ceia de natal mais saudável sem perder aquele sabor maravilhoso de comida de Natal. Confira!


1)     No dia de Natal não deixe de realizar as outras refeições, assim você não abusará das quantidades na hora da ceia.

2)     Substitua aquelas saladas mais calóricas com maionese por opções mais leves e nutritivas. Exemplo:

 

SALADA DE ALFACE E RÚCULA COM FRUTAS TROPICAIS

 

Ingredientes

·         Alface cortada;

·         Rúcula;

·         200 gramas de Uva branca;

·         2 fatias de Melão;

·         4 unidades de Ameixa fresca;

·         100 gramas de Azeitona preta sem caroço;

·         2 unidades de Maçã;

·         1 unidade de Manga;

·         2 colheres de sopa de Azeite de oliva;

·         5 colheres de sopa de Suco de limão natural;

·         1/4 colher de chá de Sal light.

Modo de preparo

Higienize todos os vegetais e frutas. Corte todos os vegetais e frutas em tirinhas mais ou menos finas (menos a uva e azeitonas). Coloque a Salada em uma saladeira e tempere com azeite, limão (vinagre) e sal light. Depois é só servir a Salada de Alface e Rúcula com Frutas Tropicais, como prato principal ou para acompanhar carnes.

 

3)     Substitua a farofa tradicional por uma farofa mais saudável de aveia ou quinoa.

 

FAROFA DE CENOURA E PASSAS COM AVEIA

 

Ingredientes

·         1 colher de sopa rasa de cebola ralada;

·         1 colher de sopa de azeite extravirgem;

·         6 colheres de sopa de cenoura ralada;

·         1 colher de sopa rasa de passas;

·          3 colheres de sopa de água;

·         4 colheres de sopa rasas de farelo de aveia;

·         1 colher de sopa de germe de trigo;

·         1 colher de sopa cheia de cheiro-verde.

 

Modo de preparo

 

Em uma panela pré-aquecida refogue a cebola no azeite. Depois, acrescente a cenoura ralada, as passas, a água, o farelo de aveia e o germe de trigo, refogando de forma que a farofa fique bem soltinha. Por último, acrescente o cheiro verde e apague o fogo. Sirva quente ou fria.

 

4)     Para o arroz você pode procurar opções com legumes ou oleaginosas (amêndoas, castanhas ou nozes).

ARROZ DE AMÊNDOAS COM DAMASCO

 

Ingredientes:

·         2 xícaras (chá) de arroz

·         4 dentes de alho

·         Sal

·         50g de damascos cortados em tirinhas

·         50g de amêndoas picadas

 

Modo de preparo

 

Prepare o arroz e frite as amêndoas e o damasco em uma frigideira. Misture os dois e sirva em seguida.

 

5)     No prato principal costuma-se consumir carnes mais calóricas como lombo (171kcal), pernil (160kcal). As melhores opções são o Peru ou frango (125 kcal). Fique atento também ao tamanho da porção.

 

FRANGO COM MAÇAS (FRANGO LINGHT)

Ingredientes

·         5 filés de frango

·         Suco de 4 limões

·         ½ xícara de chá de salsa picada

·         1 colher de sopa de azeite de oliva

·         3 maçãs

·         ½ xícara de uvas passas

·         ½ xícara de nozes picadas

 

Modo de preparo

 

Tempere o frango com limão. Misture o azeite de oliva à salsa picada e besunte a ave. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por aproximadamente 40 minutos, regando-a sempre com o suco de limão.

Retire o papel alumínio, coloque por cima dos filés as maçãs em lascas, as nozes trituradas e uvas passas e deixe dourar por mais 20 minutos.

 

6)     Para a sobremesa aposte nas receitas com frutas, gelatinas ou opções mais saudáveis que não utilize leite condensado, creme de leite e que tenham pouca quantidade de açúcar.

BROWNIE SEM GLÚTEN

 

Ingredientes

·         2 xícaras de farinha sem glúten 

·         2 xícaras de água 

·         1 xícara de açúcar mascavo 

·         3 ovos 

·         1/2 xícara de cacau em pó 50%

·         1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos e o açúcar. Em seguida, acrescente a farinha e a água, intercalando as xícaras. Com a mistura estiver homogênea, acrescente o cacau. Coloque em uma forma untada com azeite e leve ao forno por 20 minutos.




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