CRP: 06/3917-J
CNES Nº 650559

clinicapsicossoma.blogspot.com.br
CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499

NOTÍCIAS E ARTIGOS


domingo, 03 de abril de 2016

Fonoaudiologia e Aprendizagem


A aprendizagem ocorre quando há ambiente favorável e pré requisitos como: maturidade do sistema nervoso; bom funcionamento glandular;sono e nutrição adequados; percepção, memória e atenção visual e auditiva bem desenvolvidos; funções cognitivas e aspectos afetivo e social devidamente estimulados; bases perceptivo -motoras  determinadas.


Independentemente da relação de inteligência com aprendizagem, sabe-se que o potencial individual só é visível quando  há estimulo  da motivação.
A assimilação dos conhecimento vai estruturando a linguagem interna.
Gradativamente, a ação e a fala são interiorizadas.   O domínio da linguagem garante a decodificação da informação.


Os transtornos de aprendizagem  ocorrem em crianças  e aparecem logo no início da fase escolar.
São alterações específicas que afetam a aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Mesmo alunos com nível de inteligência adequado, apresentam desempenho abaixo do esperado.


A avaliação diagnóstica do transtorno de aprendizagem deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por um neuropediatra, um fonoaudiólogo e um psicólogo, além de otorrino e oftalmologista.
E é importante que seja levada em consideração por todos.

 Por: Elda Conceição Fernandes Engel Ayer - CRFª 1376/SP




Compartilhar no facebook


Postagens anteriores



CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499 / 2779-0455
Psicossoma

Praça Dr. Sampaio Vidal, 265 Conj 32 - Vila Formosa - São Paulo/SP 03356-060