A Ludoterapia é um recurso dentro da Psicologia Infantil muito importante, pois, trabalha os aspectos emocionais da criança por intermédio dos brinquedos.
A cabeça da criança é um misto de fantasia e realidade, com porções e medidas que ela mesma trata de dosar.
A brincadeira é indispensável. Tem valor incalculável para o bem-estar físico e psicológico da criança. No entanto, existem crianças que passam por tratamento médico com maior intensidade, sendo expostas a exames, agulhas, comprimidos, soro e todo o aparato necessário ao tratamento que acompanhada a hospitalização ou tratamento domiciliar.
É certo que todos esses cuidados são vitais para o restabelecimento físico da criança, o fortalecimento de seu organismo, para que haja revigoramento de suas defesas imunológicas e para a recuperação de sua saúde.
Há uma quebra na rotina de vida da criança. Ela é então forçada a abandonar a escola, seus amiguinhos e, principalmente, as brincadeiras.
E necessário o atendimento psicológico na hora de explicar para ela o que está se passando sem causar maiores traumas, dando oportunidade também para que a criança se expresse verbalmente, por meio de desenhos, jogos ou, simplesmente brincando.
O estado emocional é significativo no aumento ou diminuição das defesas imunológicas de qualquer pessoa, ou seja: os anticorpos também gostam de alegria!
Maria de Jesus Machado Lima
Psicóloga CRP: 06/69459
Psicoterapeuta Junguiana e Psicossomatista.