CRP: 06/3917-J
CNES Nº 650559

clinicapsicossoma.blogspot.com.br
CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499

NOTÍCIAS E ARTIGOS


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pais: Como educar e o que ensinar?


Nem falta de liberdade, muito menos liberdade demais. Ser pai ou mãe é difícil, já que ninguém os ensinara a ser. Por não receberem preparação além da própria experiência, os pais agem em função dos modelos recebidos em suas famílias, os quais são geralmente seus próprios pais. Entretanto, os métodos herdados nem sempre são os melhores para educar.  Para tratar de uma criança num atendimento psicológico, muitas vezes é preciso incluir os pais num processo de reflexão e aprendizagem.

É possível educar os filhos sem recorrer a velhos métodos castradores ou abrindo mão da autoridade de pais. O autoconhecimento dos pais é fundamental, pois tornam-se observadores mais acurados de seu próprio comportamento. Pais seguros também contribuem para que seus filhos também o sejam. O primeiro passo é interromper a relação destrutiva e promover padrões de interação mais positiva, bem como diminuir a desobediência. Isso diminuiria problemas de comportamentos e emocionais das crianças e também dos demais familiares.

Os pais devem fixar limites para que as crianças saibam como devem agir  na vida em sociedade. Quando isso não acontece, existe o risco de se tornarem adultos desajustados ou inseguros. Em ambos os casos, seriam adultos imaturos e despreparados para caminhar com as próprias pernas.

Por: Maria de Jesus Machado Lima – Psicóloga – CRP 06/69459




Compartilhar no facebook


Postagens anteriores



CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499 / 2779-0455
Psicossoma

Praça Dr. Sampaio Vidal, 265 Conj 32 - Vila Formosa - São Paulo/SP 03356-060