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quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015

Alimentação Saudável para Gestante


A alimentação exerce grande influência em todas as fases da gestação, interferindo no desenvolvimento adequado do feto, no trabalho de parto, na evolução da dieta pós-parto e na lactação.

Não existe alimento completo, portanto faz-se necessário variar bem a alimentação.

Durante o primeiro trimestre da gravidez, a gestante poderá sofrer azias e náuseas, que poderão prejudicar a alimentação, dessa forma as refeições deverão ser pouco volumosas e de no mínimo cinco por dia, com alimentos de fácil digestão, não irritantes da mucosa gástrica e não fermentativos.

Devem ser evitados doces muito concentrados, café, bebidas alcoólicas, temperos picantes, gorduras em excesso.

O aumento da ingestão de líquidos e exercícios leves como caminhadas são altamente recomendáveis.

 

Dez passos para uma alimentação saudável para gestante

Fazer três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) dois lanches saudáveis por dia, não pulando refeições.

Incluir diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), batata, mandioca, mandioquinha. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

Consumir diariamente três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Consumir feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana, pois esse prato é a combinação perfeita de proteínas.

Consumir no máximo uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga.

Consumir três porções de leite e derivados, uma porção de carne, aves peixes por dia, retirando a gordura aparente das carnes e as peles das aves.

Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados.

Diminuir a quantidade de sal na alimentação, e evitar também o consumo de salsicha, linguiça, salame, presunto.

Beber 2 litros de água por dia

Praticar no mínimo 30 minutos de atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas e procurar manter o peso dentro dos limites saudáveis.

Por: Sonia Carnicelli Felipe da Silva – Nutricionista - CRN: 20755



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