CRP: 06/3917-J
CNES Nº 650559

clinicapsicossoma.blogspot.com.br
CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499

NOTÍCIAS E ARTIGOS


domingo, 26 de abril de 2015

Avaliação Multidisiciplinar: Atuação Fonoaudiológica e Cirurgia Bariátrica


A Obesidade de grandes proporções piora e/ou reduz a qualidade de vida e interfere na capacidade de produtividade do indivíduo.
Com etiologia multifatorial, a Obesidade pode estar associada à comorbidades, não respondendo a tratamentos, o que culminaria com indicação de Cirurgia Bariátrica.
A intervenção fonoaudiológica na equipe multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica consiste em avaliação e acompanhamento no pré e pós-operatório.
Na avaliação do Sistema  Estomatognatico   e  Funcional, a Fono tem como objetivo  analisar  o Equilíbrio Miofuncional de Órgãos que atuam no ato mastigatório; observar e orientar o paciente sobre complicações clínicas que possam comprometer o resultado final.
Ocorrências  como engasgos, empachamentos, pirose e  vômitos são possíveis em função de alterações na mastigação, deglutição e digestão.
A intervenção fonoaudiológica consiste:
adaptação funcional oral as novas características morfológicas funcionais,
reeducação mastigatória das estruturas anatômicas, para evitar transtornos digestivos, adequar quantidade e qualidade para o paciente saborear antes de deglutir trabalhar com mioterapia orofacial o ronco e apneia.
No pós operatório a relação paciente e alimentação é relevante no processo de adaptação de consistências, evoluindo de líquido, pastoso até normal.
A importância  da atuação fonoaudiológica se consolida na recondução do paciente ao convívio social e profissional.

Por: Elda Conceição Fernandes Engel - CRF 1376/SP

 

          

 



Compartilhar no facebook


Postagens anteriores



CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499 / 2779-0455
Psicossoma

Praça Dr. Sampaio Vidal, 265 Conj 32 - Vila Formosa - São Paulo/SP 03356-060