CRP: 06/3917-J
CNES Nº 6505597

clinicapsicossoma.blogspot.com.br
CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499

CDP: Centro Diagnóstico Psicossoma

Elaboração de Laudos: Clínico, Educacional e Organizacional.

Elaboração de Laudos Clínicos

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica é um processo que busca descrever, por meio de várias técnicas psicológicas - entrevistas, observação clínica e informações disponíveis sobre a história do individuo - a melhor compreensão possível do universo psíquico de uma pessoa ou de um grupo (O campo & Arezo, 1987).

QUANDO SE DEVE PROCURAR UM PSICÓLOGO PARA UMA AVALIAÇÃO?

Quando as dificuldades emocionais e comportamentais interferirem no normal desempenho quotidiano, o que ocorre na presença de sintomas como ansiedade, depressão, angústia ou qualquer outro desconforto emocional.

ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Inicialmente, através de entrevista, é feita uma análise da história de vida do paciente para obter informações gerais sobre sua saúde e suas queixas emocionais e comportamentais. Posteriormente, vem a aplicação da anamnese, que consiste numa coleta de dados da história médica, psicossocial, ocupacional, de marcos relevantes do desenvolvimento, das habilidades específicas, características e, por fim, da gravidade e progressão das queixas. A partir da entrevista e anamnese, é selecionada uma bateria de testes, de acordo com as queixas e hipóteses levantadas. Os testes têm a finalidade de avaliar as funções cognitivas, emocionais, personalidade e comportamentos, fornecendo dados gerais e abrangentes sobre o funcionamento psicológico. Finalmente, numa sessão de devolutiva o psicólogo comunicará e esclarecerá sobre o resultado da avaliação e entregará o relatório ou laudo psicológico para o paciente.

DURAÇÃO APROXIMADA DA AVALIAÇÃO

Sua duração varia de 4 a 6 encontros, de 2 horas em mídia. Em determinados casos, poderá ocorrer um maior aprofundamento da avaliação da linguagem oral e escrita, com um fonoaudiólogo. Quando há necessidade de aplicação de mais testes, são marcadas consultas além do que foi inicialmente planejado, porém sem qualquer acréscimo no valor do exame. O resultado da avaliação será entregue 15 dias úteis após o término da avaliação.

TRATAMENTO E REABILITAÇÃO

A Clínica Psicossoma conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, todos treinados e especializados para a avaliação e o tratamento de crianças, adolescentes e adultos
Todos os testes psicológicos utilizados no processo de avaliação são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Para obter informações sobre valores, duração do exame, indicação do exame para casos especiais entre outros ligue para (11) 3892-8499 / 2779-0455 ou fale conosco.

INSTRUÇÕES PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:

1- Procure chegar pontualmente. Os testes reservados para cada encontro estão programados para um período de 2 horas.
2- Evite ausências desnecessárias. Caso haja algum problema, você deve nos comunicar com 24 horas de antecedência.
3- Em caso de falta, não será possível agendar um novo horário para aplicação dos testes na mesma semana devido à agenda da clínica.
4- Na véspera, procure dormir no seu horário habitual, evite uso de álcool, alimente-se normalmente na véspera e no dia do exame. Mantenha toda a medicação prescrita pelo seu médico.
5- No caso específico de exame para avaliação de TDAH (Transtorno de déficits de atenção e hiperatividade) você deve avisar o seu médico para suspender os seguintes medicamentos no dia do exame: Ritalina, Ritalina LA, Concerta, Strattera, Venvanse e Stavigile. TODOS os demais medicamentos devem ser mantidos, para quaisquer transtornos (doenças clínicas, Alzheimer, etc.); no caso de outros medicamentos para TDAH (que não são os mencionados acima, como, por exemplo, os antidepressivos), não há necessidade de interrompê-los.

PSICODIAGNÓSTICO

O psicodiagnóstico é o diagnóstico psicológico. Seus objetivos são avaliar por completo os aspectos cognitivos e emocionais e clarificar dúvidas ou dificuldades no tratamento de um paciente. Além de esclarecer a situação psicológica do paciente, também tem como fator fundamental a elaboração da melhor forma de intervenção.
Em quais situações alguém é encaminhado para o psicodiagnóstico?
• Dificuldade em chegar a um diagnóstico médico entre outros;
• Todos os tratamentos medicamentosos falharam;
• Quando nada explica um determinado comportamento que afeta negativamente o individuo, entre outros.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica visa estabelecer uma relação entre o cérebro e o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional e investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição, como, por exemplo, atenção, memória, linguagem, funções motoras, orientação, planejamento, aprendizagem e funções executivas.
Através do estudo das funções cognitivas, oferece evidências objetivas sobre o alcance e a severidade do problema e determina quais funções permanecem preservadas - fator fundamental para uma possível reabilitação, bem como indicam os efeitos de tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos. O exame permite conhecer o perfil do paciente, com seus pontos fortes e fracos. Os resultados, quando analisados juntamente com as queixas apresentadas pelo paciente ou seus familiares, auxiliam no processo diagnóstico e na diferenciação com vários outros problemas que podem ser parecidos entre si (diagnóstico diferencial).

Indicações

São recomendadas em qualquer caso em que exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental. As principais indicações ocorrem em função: da doença de Alzheimer e outros tipos de demências; do diagnóstico diferencial entre depressão e demência; da epilepsia; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); dificuldades escolares; dislexia; distúrbios do desenvolvimento; lesões cerebrais decorrentes de traumatismos; acidente vascular cerebral (AVC); distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos; esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas; e de déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias.
A avaliação neuropsicológica frequentemente é indicada na avaliação de diversos quadros clínicos que necessitam de elaboração de laudos para fins legais, como é o caso de interdições e processos trabalhistas.

Reabilitação Neuropsicológica

A partir de uma avaliação das habilidades e déficits cognitivos, é desenvolvido um programa de reabilitação neuropsicológica para auxiliar no restabelecimento de sua qualidade de vida e reintegração ao seu meio familiar, social e profissional. Através de intervenções necessárias para melhorar, compensar, contornar ou adaptar o paciente às suas dificuldades, aborda não apenas as suas manifestações no dia-a-dia, mas também outros aspectos relevantes, como suas potencialidades, autoestima, emoções, adequação das expectativas de melhora e reestruturação dos planos de vida individuais e familiares. Para isso, o neuropsicólogo trabalha em conjunto com outros profissionais, como psicoterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas-ocupacionais.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA ÁREA DE CIRURGIA BARIÁTRICA (PSICOLOGIA, FONOAUDIOLOGIA E NUTRIÇÃO)

A cirurgia bariátrica é constituída por uma intervenção no aparelho digestivo, reduzindo o reservatório gástrico e/ou a absorção intestinal. Dessa forma, trata-se de um tratamento da obesidade com fins de redução de peso.
A avaliação psicológica para esse tipo de paciente é necessária, uma vez que a cirurgia acarreta numa reorganização da vida da pessoa em grandes proporções, seja porque impõe uma nova rotina de hábitos alimentares, que pode ser assimilada com maior ou menor facilidade, seja porque os efeitos da cirurgia interferem na imagem corporal que a pessoa tem de si.
A avaliação psicológica concluirá se o candidato tem condições psicológicas para se submeter à cirurgia desse porte e a todos os procedimentos posteriores, assim como adaptar-se a um novo estilo de vida e de relacionamento.
Além das questões básicas, como ausência de psicopatologias graves, serão observadas a existência de uma capacidade de elaboração de conflitos, as condições para separar a cirurgia da problemática emocional e, por último, a forma de percepção da imagem corporal menos distorcida.
O psicólogo irá estabelecer um processo de avaliação quantitativa e qualitativa, utilizando testes psicológicos capazes de concluir se o paciente está apto para realizar a cirurgia.
Realizamos Avaliação Psicológica para cirurgia de Vasectomia.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A avaliação psicopedagógica busca identificar as causas da não aprendizagem e seu significado. "Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados ao contexto cultural onde ocorrem. Na relação com o aluno, o profissional estabelece uma investigação que permite levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a intervenção que facilite uma vinculação satisfatória ou mais adequada para a aprendizagem. Ao lado desse aspecto, o profissional também trabalha a postura, a disponibilidade e a relação com a aprendizagem, afim de que o aluno torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta autovalorização". CFP - Conselho Federal de Psicologia.
Além disso, realiza o diagnóstico operatório e representações conceituais através de jogos e da representação simbólica. A avaliação contempla as seguintes fases: motivo da consulta (enquadre com a família e com o paciente); sessão lúdica; hora do jogo; contato com a escola; provas projetivas; provas operatórias de Jean Piaget; avaliação corporal e jogo; avaliação da lecto-escrita e avaliação matemática (intercalando as sessões e fazendo uso de diferentes instrumentos); devolução para o paciente; devolução para a família; e devolução para a escola.
Após a conclusão da avaliação psicopedagógica, é criado o plano de intervenção, que é a organização da ação e de um espaço que favoreça a reconstrução dos aspectos cognitivos do sujeito e de seu vínculo com a aprendizagem, através da brincadeira, do jogo, do desenho e da busca prazerosa pelo aprender.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

O trabalho de orientação vocacional e profissional visa facilitar a escolha profissional, ajudando a pessoa a compreender sua situação específica de vida nos âmbitos familiar, pessoal e social e construir seu projeto de vida.
Facilitar a escolha significa auxiliá-lo a pensar, coordenando o processo para que as dificuldades de cada um possam ser formuladas e trabalhadas. É necessário ter em mente o seguinte questionamento: onde eu quero chegar; como eu quero ser; e que tipo de vida quero ter. O trabalho de orientar não decide a escolha de ninguém, mas instrumentaliza a pessoa para que este reflita e, ela própria, estabeleça seu caminho. É necessário colocar em prática ideias e materializar os sonhos.
Para decidir a profissão que eu quero, é necessário coordenar 3 elementos: pensamento, ação e sentimento. Qualquer que seja o seu propósito, comprometa-se a ele. Na verdade, você não está se comprometendo com projetos, mas sim consigo mesmo.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ADMISSIONAL

Avaliação Psicológica é uma ferramenta de análise de extrema importância num processo de escolha de um profissional. Tem como objetivo identificar candidatos com características e competências para o cargo. Através da combinação de testes, é possível levantar informações sobre o perfil psicológico do profissional, que são de grande importância nos processos de seleção. O Teste psicológico é aplicado de acordo com o perfil da vaga.

CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499 / 2779-0455
Psicossoma

Praça Dr. Sampaio Vidal, 265 Conj 32 - Vila Formosa - São Paulo/SP 03356-060