CRP: 06/3917-J
CNES Nº 6505597

clinicapsicossoma.blogspot.com.br
CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499

FONOAUDIOLOGIA

O que é a Fonoaudiologia

Fonoaudiologia - Adendendo uma criança com problemas fonoaudiólogos

A Fonoaudiologia é uma ciência da área de saúde que tem como principal objetivo proporcionar a efetiva participação do indivíduo na sociedade, voltando-se para atividades de prevenção, reabilitação e aperfeiçoamento dos padrões de comunicação.

O Fonoaudiólogo é o profissional que exerce esta função. Atende desde o bebê recém-nascido até à terceira idade dentro dos diferentes distúrbios de fala, voz, linguagem, audição e processos de mastigação e deglutição. Suas intervenções podem ocorrer diretamente na comunidade, em hospitais, creches, asilos, escolas ou em clínicas e consultórios de forma individualizada. Fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e reabilitação, nas áreas de comunicação oral, escrita, voz, audição e linguagem.

A Fonoaudiologia abrange vários setores:

Hospitalar: neonatal, UTI, participando de equipes multidisciplinares em processos paliativos.

Preventiva: orienta pais e professores a se atentarem mais à linguagem e a audição de suas crianças, principalmente em idade pré-escolar.

Educacional: estuda os processos de aquisição de leitura e linguagem escrita pelo aluno, e orienta o comportamento verbal do professor, relacionado principalmente à voz e comunicação.

Terapêutica: realização de terapias fonoaudiológicas para adequação dos problemas de comunicação oral, escrita, voz e audição.

Estática: aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz e musculatura oral.

Empresarial: controla a capacidade auditiva de trabalhadores expostos diariamente a ruídos.








CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 3892-8499 / 2779-0455
Psicossoma

Praça Dr. Sampaio Vidal, 265 Conj 32 - Vila Formosa - São Paulo/SP 03356-060